Comprando na China
Olá , bom hoje vim fazer um poste meio diferente dos que costumo fazer ,vou falar como importar coisas ,e como é o procedimento e algumas dicas ,eu costumo comprar pois é mais barato e é a mesma qualidade de comprar aqui em uma loja que você pode acabar pagando até 10x mais do que o valor do produto .
A receita pode tributar qualquer mercadoria de qualquer valor. Apenas pacotes de pessoa física para pessoa física declarado como presente de até $50 não são taxados. A receita federal sabe que produtos da China são compras então não adianta pedir para o vendedor enviar por pessoa física.
Sempre segui essa DICA de " evitei pacotes grandes e sempre compra coisas com o valor menor que 50 dólares" e e nunca fui taxada pela China Post. Envios rápidos por EMS, DHL e FEDEX são sempre taxados !
O valor da taxa da receita federal é de 60% do valor do produto com frete. A Receita pode não concordar com o valor declarado no pacote e aplicar outro valor e taxar em cima deste novo. É possível recorrer do valor da taxa na agência do Correios onde está o pacote.
Outros impostos: além dos 60% da receita federal há o ICMS para cada estado, aqui no SP é de 25% , então um pacote em São Paulo por exeplo pode ser taxado até 85% nele.
Existe também o IOF que é o imposto cobrado no boleto que é de 0,38% ou na fatura do cartão de 6,38% por compra internacional. Do IOF não tem como se livrar, já vem no boleto e na fatura do cartão.
Você vai saber que foi taxado pois vai receber uma notificação com o valor da taxa e o local da retirada do produto no endereço onde deveria ir o pacote. O valor da taxa é somente pago em dinheiro.
Pacotes grandes, cosméticos, maquiagens, perfumes, tênis e eletrônicos são bem visados pela Receita Federal.
Não importa a frequência de compras no dia/ano/mês nem no mesmo nome/cpf. O que é taxado é o PACOTE quando ele chega na Receita Federal e ela decide se vai ou não taxa-lo.
UPDATE:
Segundo notícias, a Receita Federal NÃO pode tributar produtos até $100 INDEPENDENTE DE SER ENVIADO POR PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA. Segue o link com informações sobre o caso e como recorrer caso seja taxado.
UPDATE 2:
Estão espalhando que a receita está taxando todos os pacotes, isso não é verdade. Ainda estão testando um sistema para integrar os sites com a receita federal para que os produtos sejam taxados rapidamente pelo valor real do produto mas ainda sem previsão de começar a funcionar. Por enquanto a taxação é feita por amostragem de pacotes.
Comentários
Postar um comentário